A CERPA Cervejaria Paraense participou da Feira das Indústrias do Pará – FIPA 2024, um dos eventos mais aguardados do setor industrial da região, realizado de 22 a 25 de maio, no Hangar. O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico, com representantes de diversos setores industriais, incluindo tecnologia, energia, mineração, alimentos e bebidas, entre outros.
Entre os lançamentos deste ano, estiveram novas soluções de automação industrial, equipamentos de energia renovável e avanços na área de biotecnologia. Além disso, o evento contou com uma série de palestras e workshops com especialistas renomados, abordando temas como sustentabilidade, transformação digital e políticas industriais.
O stand da CERPA trouxe a demonstração de projetos voltados para sustentabilidade, responsabilidade social, energias renováveis, tratamento de resíduos e efluentes, além da degustação do chopp Tijuca e também do chopp da primeira cerveja premium do Brasil: chopp Cerpa Export.
A presidente da CERPA, Jutta Seibel, conta um pouco sobre os projetos que a empresa desenvolve em diversos segmentos e a preocupação da cervejaria com a sustentabilidade. “Desde a criação do sistema de tratamento de água nos anos 90, a CERPA tem se preocupado muito com o meio ambiente e o que podemos melhorar na preservação ambiental e na sustentabilidade. A CERPA entendeu que a sua obrigação vai além da produção de produtos de alta qualidade. A empresa também investiu significativamente na energia solar, alugando painéis solares no complexo de Ibimirim- PE, que irão abastecer a nossa indústria a partir de julho desse ano. Além da nossa implementação da caldeira, com a troca de óleo BPF, pela queima de caroço de açaí. Com esses projetos, a CERPA utiliza recursos naturais para proteger o meio ambiente, mostrando que é possível conciliar crescimento industrial, com sustentabilidade”, afirma.
Jutta Seibel conta ainda sobre o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos, que prioriza a destinação correta de resíduos recicláveis, orgânicos, perigosos e comuns. “Os projetos de fabricação da empresa produzem cerca de 40 mil toneladas de resíduos que são coletados diariamente e são enviados para a central de resíduos da CERPA, onde ocorre um armazenamento qualificado e temporário. A CERPA se preocupa com as formas mais vantajosas de reciclar esses resíduos, garantindo a melhor reutilização possível, contratando empresas licenciadas para o transporte e a destinação final adequada”, conta a presidente.
Além disso, a CERPA não se destaca apenas pela qualidade de suas bebidas, mas também pelo compromisso permanente de responsabilidade com a comunidade paraense. Jutta Seibel conta que a CERPA investe em programas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e esporte. “Promovemos campanhas educativas de conscientização de saúde, conservação da água, além de atividades de apoio às escolas locais, com doações de livros e atividades de conscientização ambiental. Realizamos também a doação semanal de água potável para famílias das comunidades próximas da empresa. Acho que cada um de nós tem o dever de fazer o que está ao seu alcance, para deixar o mundo melhor aos seus filhos e netos. Um mundo em que a vida saudável será possível”, finaliza.