A semana da água foi comemorada na Cerpa em alusão ao dia 22 de março, Dia Mundial da Água, com uma oportunidade de conhecer mais sobre a problemática do assunto, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água.
Visando essa conscientização, a Cerpa Cervejaria possui como uma de suas missões fabricar produtos de qualidade de forma ética e sustentável, tendo como um de seus pilares a responsabilidade ambiental.
A Coordenadora de Laboratório da Cerpa, Ana Cecília, reafirma que a empresa possui um compromisso com a comunidade local, reconhecendo os recursos naturais e suas interações como fonte fundamental para a existência humana. “Conduzimos nossas ações respeitando leis e regulamentos existentes dentro da esfera ambiental. A Cerpa se preocupa tanto com o consumo de qualidade dessa matéria-prima, quanto com a devolução correta dessa água para o rio”, afirma.
A empresa conta com um sistema que permite o tratamento de efluentes, assumindo o compromisso de cuidar das fontes naturais, considerando em todas as etapas os riscos de danos ao meio ambiente. “Temos o compromisso de devolver essa água pura para o rio, com a meta de preservação e zero contaminação. Possuímos um tratamento completo e diferenciado dentro da Cerpa, por meio de um processo de biodigestão, tudo isso para que possamos devolver uma água limpa para os rios”, reforça Ana Cecília.
AÇÃO NA CERPA
Dentro da programação de conscientização do Dia Mundial da Água, a Cerpa realizou um Diálogo Diário de Segurança (DDS) entre os colaboradores, tendo como objetivo sensibilizá-los com relação ao consumo e a economia de água nas suas atividades diárias. Essa é uma forma também de estar de acordo com o tema da campanha 2023 da ONU: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, fazendo com que cada um busque contribuir nessa conscientização e convocar a população a fazer parte da mudança que ela quer ver no mundo.
A Técnica em Meio Ambiente da Cerpa, Crislaine Conceição, conta da importância dessa ação entre os funcionários. “Esse diálogo não é só para reforçar a preservação do meio ambiente, do recurso natural que é a água, se tratando de um bem finito, é também para informá-los que a empresa precisa estar em conformidade com a legislação que estabelece um consumo diário, extremamente importante de ser cumprido”, afirma.
Ela ressalta ainda que os funcionários se envolveram bastante com as atividades e se mostraram interessados em repassar esse conhecimento para outros. “O feedback maior deles é que vão contribuir com a causa, agindo como nossos agentes multiplicadores e repassando essas informações para os outros colaboradores sobre a importância de economizar água. Todos estão sendo bem colaborativos em relação a isso”, conclui.