O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, a doença é responsável por cerca de 29,7% dos novos casos de câncer feminino (INCA, 2022). O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois as chances de cura são maiores quando a doença é detectada em estágio inicial, chegando a 95% de chances de cura.
Nesse contexto, a CERPA Cervejaria realizou ao longo do mês ações de Outubro Rosa, com o objetivo de movimentar e alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
A enfermeira Rafaela Salgueiro realizou uma palestra para as colaboradoras da CERPA com o tema “Com mais empatia, somos mais vida” e conta um pouco da importância dessas ações em empresas. “É preciso promover a discussão em ambientes corporativos para que de fato consigamos atingir o maior número de pessoas e disseminar a informação do quanto é importante se prevenir, se autoconhecer e como procurar ajuda de um profissional. Nós mulheres temos muitas das vezes várias jornadas ao longo do dia e é essencial esse tempo de atenção para a nossa saúde”, afirma.
Além da palestra, as colaboradoras contaram também com ações da equipe do Ambulatório Médico da empresa, que foram em alguns setores para entregar cartilhas informativas sobre câncer de mama e tirar as dúvidas de todas. A técnica de enfermagem do trabalho da CERPA, Susiane Pantoja, explica como essa ação ajudou a propagar as informações. “Foi muito bom poder estar perto das nossas colaboradoras e conversar pessoalmente com elas sobre esse tema. É bom que todas se sintam à vontade para tirar as suas dúvidas e percebi que foi muito importante esse momento para todas nós”, finaliza.